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MUSCULAÇÃO

PILATES

 

Atualmente o Pilates é muito praticado em todo o mundo por proporcionar bem estar. De acordo com Joseph o seu conceito para o Pilates é:

“Sistema de exercícios que utiliza princípios específicos para promover o equilíbrio corpo e mente desenvolvendo também corpos fortes e flexíveis” (PILATES, 1934)

 

O método Pilates é um trabalho que se baseia em exercícios de força e mobilidade utilizando para tal técnica exercícios específicos. Este método permite desenvolver nos seus praticantes uma maior tomada de consciência corporal através dos seus princípios: concentração, respiração, controle, precisão, fluidez de movimento.

 

Em todos estes princípios reside uma base comum: a especificidade de cada ser humano, isto é, a capacidade desta modalidade de se adaptar e se direcionar às diferentes características de cada praticante. A prática frequente da técnica de Pilates traz os seguintes benefícios:

• fortalecimento muscular, especialmente a musculatura

abdominal (core);
 
• alonga e dá flexibilidade;
 
• desenvolve a consciência corporal e melhora a

coordenação;
 
• melhora significativa na postura;
 
• maior equilíbrio;
 
• melhora da capacidade respiratória;
 
• estimula a circulação;
 
• alivia a dor, principalmente as lombares;
 
• trabalha corpo e mente.

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O método Pilates é indicado para todas as pessoas que se encontram entre 7 e 100 anos de idade, podendo ser flexíveis ou rígidas. O método serve para pessoas sedentárias, sem o hábito de praticar atividades físicas, assim como atletas de alto nível. Pode ser praticado por todos, atualmente. O método é indicado por profissionais da área da saúde para tratar diversos tipos de patologias e lesões. Pode servir como uma atividade para condicionar o corpo de forma isolada ou associado a outras atividades.